segunda-feira, 28 de junho de 2010

Paixão eterna por....Queijos!!!

Se existe algum alimento que faz parte da minha vida ; que normalmente está nas minhas refeições e que eu sou digamos assim..."' apaixonada", é por Queijo!
Simplesmente não me vejo passar algum tempo sem comê-lo, sem fazer receitas deciliosas que dependam '' dele" para fazer toda a diferença...

Fiz uma seleção dos Queijos Italianos mais conhecidos e gostosos:


 - GRANA : Produzido no Vale do Pó. Grana é o nome genérico dos queijos duros e granulados que tiveram origem no Vale do Pó.É um queijo tipo duro produzido com leite de vaca, nãopasteurizado. ( Usado normalmente para ralar).








 GRANA PADANO: Produzido em regiões especificas do Piemonte, Lombardia, Emilia Romagna, Veneto e Trentino.Nesse tipo de queijo, os animais se alimentam de rações e pastagens.








PARMIGIANO-REGGIANO : Produzidos nas regiões de Modena, Reggio Emilia, Parma e zonas da Bologna e Mantova. Neste, os animais se alimentam exclusivamente de ervas frescas;feno ou alfava.




PROVOLONE: Queijo de massa filada. Diz-se massa filada, porque após acidificação da massa lática ela é esticada (filada) e rejuntada a quente. É originário da região da Lombardia, Cremona e Veneto.










PECORINO: Produzido com leite de ovelha adulta(pecora) de textura dura, feito de forma caseira ou industrial. Quando produzido na região da Sardenha recebe o nome de PECORINO SARDO, se produzido na região de Lazio recebe o nome de PECORINO ROMANO, e se produzido na região da Toscana, recebe o nome de PECORINO TOSCANO.



GORGONZOLA: Queijo (tipo) azul, produzido na região de Gorgonzola, nos arredores de Milão.










FONTINA: Queijo semi duro produzido na região do Valle d'Aosta, feito com leite de vaca não pasteurizado, queijo indispensável ao preparo do Fondue.








MOZZARELLA DI  BUFALA: Produzido em várias regiões da Itália, feito de forma caseira ou industrial, possui uma textura cremosa. É vendido em bolas mergulhadas em soro.








MASCARPONE: Creme maturado, pois tecnicamente não é considereado queijo, mas sim o resultado de uma cultura adicionada a nata retirada do leite utilizado na produção dos queijos tipo grana.







RICOTTA: Produzido em toda a Itália a partir do soro do queijo, o qual é recozido (ricotta) e depois escorrido em cestos.Não é um queijo propriamente dito, uma vez que é preparado com o soro, e não o coalho.




Beijos e boa semana!

E que venha sexta ...BRASIL x HOLANDA !!!
Boa sorte para nós :)

Inpirações completamente Italianas!

Normalmente ouvimos falar que em uma refeição de um legitimo Italiano, nunca pode faltar pão, vinho e uma boa massa! Mas ela é composta por mais outras maravilhas que a tornam ainda mais complexa e deliciosa!

A sequencia da refeição seria essa :


- Antipasto: porções mais elaboradas servidas à mesa com o peso em torno de 100g.No norte da Itália são normalmente servidas quente, e no Sul frias.

- Primo Piatto : prato a base de pasta fresca ou seca, sendo muito comum também servir um risotto leve, gnocchi, zuppa ou minestronne.

- Secondi Piatto : ao Norte, se consome primeiramente um prato a base de peixe e posteriormente um a base de carne. Já ao Sul, consome-se peixe ou carne acompanhados de vegetais levados ao fogo, ou uma salada de folhas frescas.

- Formaggi : um único tipo ou pequena seleção de queijos regionais.

- Dolci : sobremesas e/ou frutas.

- Caffè - pequena porção de um doce (tipo biscoitinhos/sequilhos) + café.

Fundamental   " O PÃO É SEMPRE UMA PRESENÇA OBRIGATÓRIA NA MESA DO ITALIANO"

♥ Panna Cotta ♥


Uma sobremesa típica da região Italiana do Piemonte, eleborada a partir da "nata cozida" ,açúcar, essencias e gelatina!

Pura Tentação!!

Ingredientes
  • 300g de creme de leite fresco
  • 300g de leite integral
  • 125g de açúcar
  • 5-7g de gelatina em pó (a quantidade menor produz uma panna cotta mais macia, e a maior, uma mais firme; escolha a que quiser)
  • 1 fava de baunilha ou 1 colher (chá) de essencia
Preparo
 
Aqueça o leite, o creme de leite e o açúcar até que este tenha dissolvido. Não deixe ferver, ou o calor matará a capacidade de gelatinização da gelatina.
Enquanto isso, coloque a gelatina em água (25g ou 35g, de acordo com a quantidade da gelatina).
Desligue o fogo, jogue a gelatina dentro do creme e mexa até dissolver. Junte a baunilha.
Distribua entre as forminhas, deixe esfriar e leve à geladeira até firmar.
Na hora de servir cubra com calda de caramelo, chocolate ou frutas vermelhas.