segunda-feira, 28 de junho de 2010

Paixão eterna por....Queijos!!!

Se existe algum alimento que faz parte da minha vida ; que normalmente está nas minhas refeições e que eu sou digamos assim..."' apaixonada", é por Queijo!
Simplesmente não me vejo passar algum tempo sem comê-lo, sem fazer receitas deciliosas que dependam '' dele" para fazer toda a diferença...

Fiz uma seleção dos Queijos Italianos mais conhecidos e gostosos:


 - GRANA : Produzido no Vale do Pó. Grana é o nome genérico dos queijos duros e granulados que tiveram origem no Vale do Pó.É um queijo tipo duro produzido com leite de vaca, nãopasteurizado. ( Usado normalmente para ralar).








 GRANA PADANO: Produzido em regiões especificas do Piemonte, Lombardia, Emilia Romagna, Veneto e Trentino.Nesse tipo de queijo, os animais se alimentam de rações e pastagens.








PARMIGIANO-REGGIANO : Produzidos nas regiões de Modena, Reggio Emilia, Parma e zonas da Bologna e Mantova. Neste, os animais se alimentam exclusivamente de ervas frescas;feno ou alfava.




PROVOLONE: Queijo de massa filada. Diz-se massa filada, porque após acidificação da massa lática ela é esticada (filada) e rejuntada a quente. É originário da região da Lombardia, Cremona e Veneto.










PECORINO: Produzido com leite de ovelha adulta(pecora) de textura dura, feito de forma caseira ou industrial. Quando produzido na região da Sardenha recebe o nome de PECORINO SARDO, se produzido na região de Lazio recebe o nome de PECORINO ROMANO, e se produzido na região da Toscana, recebe o nome de PECORINO TOSCANO.



GORGONZOLA: Queijo (tipo) azul, produzido na região de Gorgonzola, nos arredores de Milão.










FONTINA: Queijo semi duro produzido na região do Valle d'Aosta, feito com leite de vaca não pasteurizado, queijo indispensável ao preparo do Fondue.








MOZZARELLA DI  BUFALA: Produzido em várias regiões da Itália, feito de forma caseira ou industrial, possui uma textura cremosa. É vendido em bolas mergulhadas em soro.








MASCARPONE: Creme maturado, pois tecnicamente não é considereado queijo, mas sim o resultado de uma cultura adicionada a nata retirada do leite utilizado na produção dos queijos tipo grana.







RICOTTA: Produzido em toda a Itália a partir do soro do queijo, o qual é recozido (ricotta) e depois escorrido em cestos.Não é um queijo propriamente dito, uma vez que é preparado com o soro, e não o coalho.




Beijos e boa semana!

E que venha sexta ...BRASIL x HOLANDA !!!
Boa sorte para nós :)

2 comentários:

  1. Queijo é com a gente mesmo, né, Mana!!
    E por falar nisso, tô saudades do teu risotinho "básico" de queijo... super delícia!!!
    Beijoo, saudades!!

    ResponderExcluir
  2. hummm quem sabe ele não saia nesse fds hein !?!
    Beijos amor meu !

    ResponderExcluir