sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Vinho X Chocolate : Um desafio TENTADOR

Casar  vinho com chocolate não é uma tarefa simples devido a sua textura rica, seu sabor pronunciado, doçura de média para alta...os chocolates excluem a maioria dos vinhos.
Para fazer uma boa harmonização de vinho com chocolate é preciso considerar qual o tipo de chocolate que será harmonizado.
Doces a base de chocolate, de sabor intenso, textura acentuada, bastante cremosidade e açúcar: brownie, torta de chocolate amargo, torta de chocolate com café, trufas e brigadeiros... Sugestão de Vinhos: Vinho do Porto  Vintage ou LBV.
O vinho indicado não pode ser levinho, mas tem que ser intenso, com boa acidez e doçura suficiente para suportar a estrutura e equilibrar os sabores, como é o caso do Porto Vintage e do Late Botled Vintage (LBV).

Doces de outras bases, aromatizados ou temperados com chocolate como as mousses, marshmallow, bombom recheado de sabores diversos, doce com calda de chocolate /ou chocolate branco ou ao leite; a sugestão é : Late Harvest e vinhos no estilo Sauternes.
Para doces com outras base, aromatizados com chocolate, ou levíssimas mousses, mesmo sendo chocolate, os vinhos devem ser mais delicados e perfumados, com o é o caso dos Late Harvest.

Espero que essa dica de hoje possa ajudar a todos na hora de harmozinar um bom chocolate com um excelente vinho!Eu particularmente AMO MUITO TUDO ISSO² :)
Um final de semana recheado de doçuras e otimos vinhos!


creditos: wine.com.br