sábado, 14 de agosto de 2010

Queridinha dos Chefs !!

Normalmente utilizada para aromatizar doces, esta especiaria acompanha bem maçãs, morangos, natas, leites, pêras, mas também peixes, mariscos e ovos. Guardada em local fresco, longe da luz e em frascos hermeticamente fechados, pode durar em torno de 2 anos ou mais.
Estou falando das favas de baunilha. Eu simplesmente adoro!!!!!
Digo isso pelo simples fato delas possuirem aroma suave,sabor marcante e inigualável e por fazerem total diferença em preparações tanto doces quanto salgadas! Lembrando sempre, que em pratos salgados o uso requer cuidados, pois você pode harmonizar com outros temperos mas não com alho e cebola!
As favas de baunilha são extraídas de orquídeas do gênero vanilla, que dependem de condições especiais para cultivo e retirada das sementes, tornando-as a segunda especiaria mais cara, depois do açafrão. Um exemplo disso são as importadas do Taiti, que chegam a custar R$ 400,00 o quilo.São necessários 1,5 kg a 2,5 de fava in natura para se obter 500 gr de fava prontas para o consumo. Por isso tudo e muito mais,que a fava de baunilha têm status na cozinha de ingrediente refindo e cobiçado pelos grandes chefs.

Confiram uma receita super tradicional, saborosa e deliciosamente perfumada !

Crème Brûlée


Ingredientes:

750 ml creme de leite
250 ml de leite
280 gr de açúcarde baunilha caseiro
12 gemas
2 favas de baunilha

Modo de preparo:

Ferva o leite,creme de leite e favas de baunilha para infusão.Bata as gemas e o açúcar até dissolver os grãos do açúcar.Depois, jogue o leite quente em cima da gemada com as favas. Misture e deixe em infusão por 1 hroa.Tire a espuma que ficou e as fava de baunilha e peneire. Em seguida, coloque em ramequins e leve ao forno em Banho Maria (110 graus) por 1 hora. Resfrie e na hora coloque açúcar  em cima e queime no maçarico.

Planta trepadeira da família das orquídeas, cujo fruto é uma vagem alongada ( Baunilha)
Fava da Baunilha
Grãos da fava da baunilha: exalam perfume doce e delicado! Característica principal desta especiaria
FAVAS que valem ouro !
CRÈME BRÛLÉE
Um ótimo final de semana! Que ele seja bem doce e cheio de alegria!!!